O projeto que é organizado pela Diocese do Alto Solimões e a Embrapa da Amazônia Ocidental, prevê a plantação de 500 hectares de dendê ao longo da rodovia. A idéia é beneficiar 100 famílias de pequenos produtores rurais dos municípios de Benjamim Constant e Atalaia do Norte.
A previsão do Instittuto de Desenvolvimento Agrário do Amazonas, o Idam, parceiro no projeto, é que em cinco anos, cada família receba mil e quinhetos reais de lucro por mês com a plantação de dendê.
Para o diretor do IDAM, Edson Barcelos, a cultura pode suprir a demanda de combustível da região. “ A expectativa desse projeto é que se produza 2,2 mil toneladas de óleo por ano, na fase adulta do projeto, daqui há cinco anos. Isso daria para substituir do consumo atual 20% do diesel que se gasta em Atalaia e Benjamim”, avaliou o diretor.
Até o momento foram gastos no projeto 3 milhões de reais. Os recursos são da Financiadora de Estudos e Projetos do Governo Federal, a FINEP.
O projeto prevê a plantação de 80 mil mudas de dendezeiro além da instalação de usina beneficiadora de grãos. De acordo com as expectativas, a produção do óleo do dendê começa em 2013.
*Por João Porto* Foto: Coco, Dendê e Cacau, pela Agência Brasil
seja o primeiro a comentar!