domingo, 18 de novembro de 2007

Falta mobilização pelo Cerrado

Para o deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB –DF), “Historicamente não houve uma compreensão de que o cerrado é tão rico quanto a Amazônia”. O que resulta em uma devastação de cerca de três milhões de hectares por ano da cobertura vegetal do cerrado. Um ritmo de destruição, que segundo a Conservação Internacional, poderá levar o bioma a ser extinto até o ano de 2030.
Mas mesmo sendo, a devastação do cerrado duas vezes maior do que a da Amazônia, ainda “há uma mobilização menor em relação ao cerrado”, conforme afirmou o deputado Rodrigo Rollemberg. Fato devido, entre outros fatores, a falta de pressão internacional, como a que ocorre em relação à Amazônia desde os anos 80, conforme explicou o Superintendente Executivo da Fundação Pró-Natureza (Funatura), César Victor.
E o que levou a constituição de 1988 a reconhecer somente a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira como Patrimônios Nacionais. Foram deixados de lado pela carta biomas de grande importância, como o Cerrado, A Caatinga e os Pampas.
Outro fator que agrava a situação do Cerrado são as pressões exercidas pelo agronegócio, tido como principal responsável pela contínua destruição do bioma. Os interesses de grandes grupos e empresas que realizam suas atividades dentro do Cerrado exerceriam uma “relação de forças desequilibrada” em relação aos grupos que lutam pela preservação ambiental, segundo César Victor.
* Foto por André Corrêa

2 Opiniões

Anônimo disse...

Massa! Já está se tornando um hábito visitar seu blog..

tem uma foto que pode ilustar essa sua matéria lá no http://ambientalfoto.blogspot.com

Anônimo disse...

Olá Daniel Mello.
Primeiramente quero parabenizá-lo pelo seu blog Política Ambiental. Descobri agora o seu sitio e estou impressionado com a quantidade de informações que estão relacionadas ao meu trabalho de um modo geral. Sou biólogo, moro em Belo Horizonte e atualmente estou trabalhando num projeto no Cerrado mineiro.
Parabens pela sua grande contribuição para um mundo mais sustentável.
Jairo Cambraia.
jairo.junior@gmail.com

Postar um comentário