sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Simpósio cobra políticas claras para a Amazônia

O Simpósio Amazônia e Desenvolvimento Sustentável, aconteceu na Câmara dos Deputados , durante os dias 20, 21 e 22 de Novembro (2007) e encerrou seus trabalhos com o recebimento de propostas para desenvolver a região.
Dentre os programas governamentais aplicados na Amazônia que foram debatidos nestes três dias de simpósio, a principal discussão foi sobre o Programa Amazônia Sustentável, o PAS.
A presidenta da Comissão da Amazônia na Câmara, a deputada Vanessa Graziotin do PcdoB do Amazonas, relata como o simpósio pode contribuir com este programa.
"Nós estamos chegando a conclusão que ao PAS sejam agregados programas específicos com metas claras. Entendemos que o governo brasileiro precisa ter entre todas suas políticas um recorte muito claro em relação à Amazônia", explicou a deputada.
De acordo com o deputado Márcio Junqueira do Democratas de Roraima, faltou a participação no Simpósio dos segmentos produtivos da Amazônia. Para Junqueira o Brasil precisa conhecer todos os setores da Amazônia.
"Nós temos uma variedade de biomas, não é só floresta. O desconhecimento da Amazônia é que leva a interpretação errônea e perigosa", alertou Junqueira.
No início do mês de dezembro o grupo de trabalho que articulou o simpósio Amazônia nos estados e aqui em Brasília, irá se reunir em Belém do Pará durante o encontro norte do Mercosul para organizar as propostas sugeridas no Simpósio. A idéia dos parlamentares é fechar um bloco com todas as propostas apresentadas e encaminhar ao presidente Lula.
No entanto, a data para entrega deste documento ainda não foi definida.

* Por João Porto
* Foto de divulgação

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário