sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Amazônia precisa de braço forte do Estado

O presidente da comissão de Meio Ambiente da Câmara elaborou o pedido da CPI do Desmatamento com base nos dados fornecidos pelo do DETER (Detecção do Desmatamento em Tempo Real do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). O sistema de satélites que observou um crescimento substancial na destruição da floresta. Um programa muito moderno para se vigiar a mata, sem dúvida. Porém, com o grande defeito que gera a maior parte da selva de problemas que cercam o território amazônico, está muito distante.
Não é uma crítica aos satélites, mas ao distanciamento do Estado em relação à floresta. Os problemas da Amazônia, do desmatamento a biopirataria, seriam resolvidos com a presença efetiva e sistemática do poder público na região.
Fiscalização, impedindo o contrabando de madeira e as queimadas em busca de pasto. Investimentos em pesquisa, para catalogar e patentear espécies de interesse econômico antes das empresas estrangeiras . Além de educação para as comunidades locais, com o objetivo de aproveitamentar melhor os recursos naturais e incentivar a conservação .
Ou seja, mesmo que os olhos do Estado estejam no espaço, são necessários braços em terra. Caso o contrário, não faltarão forças para roubar e destruir um dos patrimônios mais importantes do país.

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário