domingo, 21 de outubro de 2007

Conhecimento é arma contra a Biopirataria


Para o pesquisador do Inpa, Luiz Antônio de Oliveira. A melhor maneira de combater a biopirataria é com pesquisa. .”Chegar no bioproduto antes dos competidores (estrangeiros)” é, segundo Luiz Antônio, a melhor maneira de evitar que patentes da biodiversidade brasileira caiam nas mãos de empresas estrangeiras. Ainda de acordo com o pesquisador, a quantidade de doutores para pesquisa é um gargalo para o desenvolvimento da Amazônia. Pois, a socialização do conhecimento seria uma das melhores alternativas para a preservação e utilização dos recursos da floresta. “É conhecendo a região que vamos ajudar a preservá-la”, declarou Luiz Antônio.
As declarações foram feitas durante a Audiência Pública do dia 18/10/2007, da Comissão da Amazônia Integração Nacional e Desenvolvimento Regional. A reunião discutiu o Tráfico de Animais e a Biopirataria. Apesar da presença de poucos parlamentares, a audiência trouxe tópicos relevantes, pois contou com a presença de expositores da Polícia Federal, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA e do Ibama.

1 comentário

Unknown disse...

Pois é, o fato de vários "turistas" entrarem facilmente na amazônia e levarem "lembraças" que no futuro serão de outros países, mostra que o Brasil e a América do Sul não se deu conta do que tem em casa....

Postar um comentário