sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Pacto propõe conservação total da Amazônia

Foi lançado no dia 3/10/2007, o Pacto Nacional pela Valorização da Floresta e pelo Fim do Desmatamento na Amazônia Brasileira, em reunião da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados. Iniciativa de um grupo de nove ONGs.
O pacto propõe a redução progressiva do desmatamento na Amazônia, até a conservação total, que se pretende atingir em 2015. E com previsão de recuperar áreas devastadas.
Para isso, as ONGs estimam ser necessários investimentos de cerca de R$ 1 bilhão por ano. Os recursos seriam destinados para o fortalecimento do controle governamental na área amazônica e otimizar o uso de áreas já desmatadas. Além de compensar financeiramente os atores sociais responsáveis pela manutenção das florestas(indígenas,populações tradicionais e agricultores familiares). Uma vez que, as maiores causas de devastação da floresta amazônica são a conversão da floresta em pastagens para gado e a exploração de madeira.
O dinheiro para o projeto seria de fontes públicas e privadas. Os recursos privados provenientes principalmente do mercado de carbono, grandes empresas nacionais e outros investidores (sobretudo, os institucionais). Já os públicos viriam de um aumento da destinação dos recursos do Orçamento Geral da União para preservação ambiental.
Veja abaixo o quadro das metas propostas pelo Pacto:
* Foram utilizadas informações da Agência Brasil, Greenpeace, Instituto Socio Ambiental e do documento 'Pacto pela Valorização da Floresta e pelo Fim do Desmatamento na Amazônia'
** Foto: Reunião da Comissão de Meio Ambiente para o lançamento do Pacto, pela Agência Brasil

1 comentário

Anônimo disse...

Daniel, seu blog está um show. A forma, a combinação das cores, a escolha da disposição e a contextualização com outros material de meio ambiente. O UniCEUB acabou de realizar o V Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão com o título: Educação Superior e Desenvolvimento Sustentável. Pelo menos eu gostei e aprendi coisas novas com as palestras e mesas redondas. Parabéns! Já está em Favoritos.

Postar um comentário