terça-feira, 2 de outubro de 2007

MMA nega ameaça a áreas de preservação


O secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Ribeiro Capobianco, defendeu, durante a Audiência Publica do dia 2/10/07 da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, as autorizações concedidas pelo Instituto Chico Mendes à Empresa de Pesquisa Energética (EPE) . E garantiu que se as atividades realizadas serão somente levantamento de informações necessária para o planejamento energético. “O que se solicitou foi a entrada para pesquisa, não há entrada para obras ou atividade de impacto”, afirmou Capobianco.
As autorizações permitiram que a EPE realizasse 10 inventários do potencial de geração de energia elétrica de cursos d’ água presentes em unidades de conservação. As aéreas se encontram nos estados do Amazonas, Roraima e Pará. E por lei não se pode realizar obras ou qualquer tipo de atividade de impacto ambiental nessas unidades.
O que levou a uma desconfiança por parte dos deputados da comissão, que souberam da situação por meio de um artigo de Marcos Sá Correia, publicado no Estadão.O artigo insinua que os inventários teriam por objetivo descobrir potencial de geração de energia nas áreas de proteção, e que essas poderiam ser posteriormente destituídas do seu status de unidade de conservação para a construção de usinas hidroelétricas.
Hipóteses que foram negadas por Capobianco. O secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente alegou que “as informações são necessárias para o adequado planejamento” e gestão dos recursos hidroelétricos. E por isso, os cursos de água têm de ser avaliados por inteiro.
* Foto: Secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Ribeiro Capobianco

3 Opiniões

Mah disse...

mto chique!

Anônimo disse...

Que mudança radical! O outro blog vai continuar existindo tbm?
de qualquer forma gostei desse,vou aproveitar agora para me atualizar para unb tbm!hehehe
bjoo,saudade!
p.s-Capobianco é um safado.

MDSPMusic disse...

fala dan!
agora parei pra ler os artigos.

botei fé na ideia do blog!

Postar um comentário