segunda-feira, 10 de março de 2008

ONG envia documento a senador contra PEC

O Núcleo Amigos da Terra/Brasil enviou ao senador Sérgio Zambiasi carta manifestando a sua discordância à Proposta de Emenda Constitucional, PEC, que prevê redução da faixa de fronteira de 150 km para 50 km, no trecho compreendido entre os Estados de Mato Grosso do Sul e o Rio Grande do Sul.
Os ambientalistas da ONG entendem que as conseqüências desta iniciativa serão negativas conforme o documento. Os demais senadores e deputados que compõem a bancada gaúcha no Congresso Nacional também receberam cópia, além da presidência do IBAMA e do INCRA.
"Mais do que ninguém, o senhor sabe qual a origem da redução da faixa de fronteira na atual conjuntura econômica: possibilitar a compra e o uso do solo gaúcho e brasileiro por parte das grandes corporações transnacionais que, em nome do “desenvolvimento” e da “geração de emprego”, sobretudo na da Metade Sul, têm tido todo o apoio político e o aporte de incentivos fiscais por parte do governo estadual e de autoridades do nosso Estado.
Assim fazendo, o senhor está contribuindo para a privatização e concentração da terra nas mãos de poucos, aumentando as áreas de latifúndio, expulsando os trabalhadores do campo para a cidade e dificultando a reforma agrária tão necessária neste País.


A diversificação da produção de alimentos significa, diferentemente da monocultura, a preservação da nossa biodiversidade e a própria preservação do meio ambiente no nosso bioma Pampa
", ressaltou o documento enviado ao Senador.
* Informações da Ecoagência

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário