quinta-feira, 6 de março de 2008

Tira Dúvidas - O que é Política Ambiental?

Foi perguntado por um leitor que não se identificou "O que é Política Ambiental"
Política Ambiental é um modelo de administração adotado por um governo ou empresa para se relacionar com o meio ambiente e os recursos naturais.
Um bom modelo de política ambiental provavelmente respeitará a premissa do Desenvolvimento Sustentável:
Desenvolvimento Sustentável
É o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.
Extraído do site da WWF

Agora existem países e empresas que não possuem uma boa política ambiental, ou seja, não dão a atenção devida as questões ambientais quando tomam as suas decisões.
Mas a maioria das empresas e países estão caminhando para uma política ambiental responsável e consciente.
Espero ter elucidado essa questão.
Você tem dúvidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável? Deixe um comentário em qualquer postagem com a sua pergunta que o Política Ambiental responde!

26 Opiniões

Bruna Kalabaide disse...

Olá Daniel
Sou formanda do curso de Jornalismo da PucPR e estou elaborando um trabalho de conscientização politica de adolescentes. Existe um site sendo montado e gostaria de entrevista-lo sobre politica ambiental.
Tenho as seguintes perguntas:
-Por que é importante se desenvolver uma boa política ambiental no país?
-Como podem funcionar as políticas ambientais?
-O que empresas podem fazer para participar?
-O que falta que o Brasil pense melhor nesta questão?
-Existe algum projeto que vc considere um exemplo?

Se puder, gostaria que me enviasse as respostas no email brusorriso@hotmail.com, junto com sua profissão e idade.
Obrigada
Bruna Corcini

Unknown disse...

Olá Sr. Daniel!

Estou fazendo um trabalho justamente sobre Política Ambiental. ^^
Mas assim, vc deu o conceito no seu site, mas ainda num peguei bem a história. Queria saber que assuntos a Política Ambiental de um país pode abranger, como uso das florestas, preservação dos animais, etc.
Se possível, me responda no e-mail abaixo.
cabralff@gmail.com

ah e o seu bog estah massa ^^
vou acessar sempre agora ;)

obrigado

Anônimo disse...

Boa tarde Daniel!

Estou cursando Administração de Empresas e neste semestre preciso formular uma política ambiental para a Instituição onde estudo.
Observei que este site possui muitas informações a respeito. Portanto, gostaria de saber se pode me enviar algumas dicas sobre uma política ambiental para Instituição de Ensino Privado.

Se possível, envie para o e-mail mi_soduarte@yahoo.com.br

Desde já, agradeço!
Michelle Duarte

Anônimo disse...

Olá sr. Daniel
Estou cursando petróleo e gás e preciso fazer um trabalho.
montar uma espresa que no caso é uma lanchonete,e nela eu terei de implantar um pgr, defenir uma politica ambiental, peomover o marketing verde da empresa e identificar impactos ambientais reais e potenciais da mesma.
só que estou tendo dificuldade vc poderia me ajudar?
se puder me enviar até segunda feira dia 24/11/2008 ,ficarei grata
meu e-mail é delquisiamdf@hotmail.com

Anônimo disse...

EU ACHO MUITO BOM ISTO

Anônimo disse...

muito legal e informativo o seu blog.
estou azendo um trabalho sobre politica ambiental e estou tendo umas dificuldades vc pode me ajudar? biz_carla@hotmail.com

Unknown disse...

Boa tarde Daniel!

Estou cursando Administração de Empresas e neste semestre preciso formular uma política ambiental para uma cooperativa médica onde estou estagiando.
Observei que este site possui muitas informações a respeito. Portanto, gostaria de saber se pode me enviar algumas dicas sobre uma política ambiental para uma cooperativa médica.

Se possível, envie para o e-mail thaianaaline@hotmail.com

Desde já, agradeço!
Thaiana Aline

Unknown disse...

Boa tarde!
É, a politica ambiental se consiste apenas disto?

se possivel, me responda!

obrigada!

Amanda Mamede.

amanda.mamede1@hotmail.com

Valdemar Mendes disse...

Olá , tenho 16 anos e sou aluno do Colégio Pedro II.
Estou realizando um trabalho sobre Política Ambiental , globalização dos impactos e as pressões sobre a utilização dos recursos.
Gostei deste site , pois obtive a informação mais completa.
Se puder me ajudar , gostaria que me explicasse o significado da palavra "premissa" , pois não ficou muito claro pra mim lendo na net.
Valeu !!

Anônimo disse...

Olá, faço o curso de Design de Interiores, e preciso fazer uma resenha critica sobre Psicologia Ambiental e Política, vc pode m ajudar não tenho a minima ideia de como fazer!!????????

Anônimo disse...

Olá, faço o curso de Design de Interiores, e preciso fazer uma resenha critica sobre Psicologia Ambiental e Política, vc pode m ajudar não tenho a minima ideia de como fazer!!????????

Mauricio Abacherly disse...

olá, estou cursando Eng. Mecatrônica e tenho duvidas sobre como eleborar uma Polica e Meta Ambiental para um trabalho q estou realizando sobre uma empresa de Microfusão, gostaria de saber se poderia me ajudar, pois ñ tenho a minima ideia de como fazer...
Desde ja agradeço.
Mauricio Abacherly

Anônimo disse...

estou formulando uma politica ambiental para empresa que trabalho. trabalhamos com mineração, geração de energia eletrica e saneamento basico. porem nao sei como começar, preciso de ajuda. daianacoq@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Muito coide! Paracoisos!

Ass: TURDA

mara disse...

ola meu nome é mara. Gostaria de saber algumas dicas de como fazer uma politica ambiental na minha casa. Em cima da minha AAi, que ja está formulado.meu emai é samylovejesus@hotmail.com

Anônimo disse...

HARRY POTTER FOREVER! ADEUS

Anônimo disse...

QUAL O PAPEL DE CADA UM QUANDO O TEMA DISCUTIDO É SUSTENTABILIDADE?

Desnecessário dizer – apesar de nunca ser demais repetir – que há a necessidade da articulação da sociedade, da mídia e dos especialistas quando está em jogo não apenas a discussão do tema, mas efetivamente as formas de colocar o tema na prática do dia-a-dia.
A ciência pesquisa (e em muitos casos gera dúvidas ao invés de certezas, o que é natural nesse segmento), a mídia divulga as posições dos cientistas (apesar de em muitos casos, por não entender a essência do exposto, leva a discussão para o emocional ao invés do racional) e a sociedade absorve as informações (sem entender muito do que lê, quando lê, pois não consegue “perceber” o que se espera de cada um).
Uma coisa parece estar clara – felizmente – para a maioria: o planeta tem limites para sua exploração e os atuais níveis de demanda, se mantidos, podem levar a um problema sério a ser enfrentado pela humanidade, que não será apenas ambiental, mas também social e econômico. O planeta não vai correr risco; quem está correndo risco são os habitantes do planeta.
Não há, neste momento, como dividir a sociedade entre os que acreditam e os que não acreditam que o Aquecimento Global (causa) está sustentando as Mudanças Climáticas (efeito). Ou seja, as pessoas têm que entender que não são espectadores em relação ao que ocorre na natureza; elas fazem parte integrante de tais alterações, quer gerando situações impactantes ao meio ambiente quer imaginando que sua participação individual não afeta o efeito global dos efeitos sobre a natureza.
Você lembra – apenas como um pequeno teste pessoal – de algo que foi discutido na recente Rio+20? Se sim, parabéns. Se não, está na hora de você deixar a condição de “espectador do meio ambiente” e passar a “fazer parte integrante dele”.
Precisamos sair da “zona de conforto” que cada um se mantém e aceitar que o planeta é único e, deste modo, o que acontecer a ele afetará todos nós, independentemente de onde estivermos no planeta.
Escondidos na procura de soluções para a crise econômica que ainda é pano de fundo para a atual realidade do planeta acabamos deixando para segundo plano as consequências ambientais visíveis, ou seja, defendemos a necessidade dos povos não desenvolvidos terem acesso ao consumo de bens e serviços, sem saber (ou sem poder) como controlar a demanda desenfreada dos países desenvolvidos.
Por quanto tempo vamos nos manter iludido que este contexto não é a solução, mas faz parte do processo de continuar fazendo parte do problema.
Roosevelt S. Fernandes, M. Sc.
Membro do Conselho Estadual de Meio Ambiente (ES)

Anônimo disse...

I recently programmed my very 1st homepage and I acquired a great deal of ideas by looking at your web site and its design!
Thank you a 1000 times! -Linnie

Feel free to surf to my site ... Swimming pool liners

Anônimo disse...

Hi there, i read your blog from time to time and i own a similar one and i
was just wondering if you get a lot of spam responses?
If so how do you reduce it, any plugin or anything you can advise?
I get so much lately it's driving me mad so any help is very much appreciated.

Also visit my webpage :: Www.Efatum.Com

Anônimo disse...

I κnow this if оff topic but I'm looking into starting my own blog and was curious what all is required to get set up? I'm assuming havіng
a blog like уours ωould cοѕt a pretty pennу?
I'm not very internet savvy so I'm nоt 100% сеrtaіn.
Any suggestіons or advice woulԁ be grеatlу apρrеciateԁ.
Cheers

Look into my blog post ... Red Kings Poker Bonus

Unknown disse...

Olá !

Gostei muito do site, e acredito que estão ajudando muito a população, enfim, estou fazendo um trabalho sobre Politica Ambiental e acredito também que você podem responder algumas perguntas que eu ainda tenho dúvidas, eu também gostaria de conversar com vocês sobre possíveis projetos que eu e meu grupo estamos interessados em fazer, gostaria de estra compartilhando algumas de minhas ideias à vocês, se possível e por favor, entrem em contato comigo no meu e-mail: daphnee0000@hotmail.com Até Mais e que Deus abençoe !

Anônimo disse...

Olá,sou estudante de Engenharia de produção e estou fazendo um estudo em relação a Política ambiental e gostaria de saber algumas coisas:

-Por que é importante se desenvolver uma boa política ambiental no país?
-Como podem funcionar as políticas ambientais?
-O que empresas podem fazer para participar?
-O que falta que o Brasil pense melhor nesta questão?
-Existe algum projeto que vc considere um exemplo?

E mail: morgana.soares_silva@hotmail.com
Desde já agradeço a atenção.

Unknown disse...

ola so Aurelia esto a fazer 2 ano de gestao ambiental e esto a fzer trabalho de politica ambiental queria qui me enforma se melhor sobre oque e politica ambiental

Unknown disse...

podem mandar pra o meu email aurymassungue@gmail.com

Anônimo disse...

On the positive side the purchaser could earn a quick and substantial profit
if they can quickly sell their option to a third party.
Just like residential real estate contracts, Dallas commercial real estate contracts have
their share of contingencies. What needs to be done to gain this benefit is to do things the right way.


Here is my page :: harcourts commercial property

Anônimo disse...

It iѕ peгfect time tto make some plɑns for thе future and it iѕ time to
be happy. I have read tuis post and if I could I desire to
sսggest youu some interesting things or advice.
Mɑybe you can wгite next articles referring to this article.
I want to read even more things aЬοut it!


Fеel fгee tto surf to mʏ blog available online

Postar um comentário