quarta-feira, 23 de abril de 2008

Arco de Fogo apresenta resultados

Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), na terça-feira(22) apontam uma redução de 80% na área desmatada na Amazônia em relação a fevereiro.
Para o coordenador da campanha Amazônia, do Greenpeace, Paulo Adário, a redução do desmate está relacionada à grande incidência de chuvas na região durante o mês de março e às medidas de combate à degradação da floresta, entre elas a restrição de crédito para propriedades irregulares e a Operação Arco de Fogo, iniciada em fevereiro.
“É um resultado positivo. Sinal de que a Operação Arco de Fogo está começando a assustar os fazendeiros”, afirmou.
E isso explica a vontade de alguns senadores em tentar suspender a Operação Arco de Fogo através da Subcomissão Temporária para Acompanhar a Crise Ambiental na Amazônia. Basta lembrar que o presidente da Comissão, o senador Jayme Câmara (DEM-MT), tem propriedades embargadas pelo Ibama no Mato Grosso, estado responsável por 77% do desmatamento na Amazônia, de acordo com esses últimos dados do Inpe.
Até o ínicio de abril, a Operação Arco de Fogo havia aplicado R$ 31,3 milhões em multas e apreendido 25,8 mil metros cúbicos de madeira em toras e serrada nos estados do Pará, Mato Grosso e Rondônia – bases da ação integrada da Polícia Federal, Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Força Nacional de Segurança.
* Foram utilizadas informações da Agência Brasil

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário