domingo, 13 de abril de 2008

Terminator ou Restrição de Uso (Gurt)

A tecnologia GURT, (Restrição genética de uso, em inglês), também chamada de Terminator, é uma alteração genética que pode ser feita em vegetais para que as plantas sejam incapazes de se reproduzir. A grande vantagem desse sistema é evitar que uma plantação geneticamente modificada para um uso específico possa contaminar com as suas características outras plantações não modificadas. Por exemplo, uma plantação de eucaliptos adaptada geneticamente para possuir madeira mais frágil, própria para a produção de papel, com o uso dessa tecnologia, jamais contaminaria outros cultivos de eucalipto projetados para produção de mobília.

Outro uso desse tipo de tecnologia é a garantia de patente, ou seja, a organização que desenvolver um vegetal com certas vantagens, como soja de maior produtividade, insere a modificação GURT para que os produtores agrícolas tenham que comprar as sementes a cada safra, e não possam eles mesmos cultivar as plantas e depois até vender as sementes.
A tecnologia GURT ainda pode ter outros usos mais pontuais, como impedir a floração de espécies para a obtenção de certas vantagens, como a cana-de-açúcar, que perde glicose com a floração.

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário