sexta-feira, 18 de abril de 2008

Senadores querem parar combate ao desmatamento


Senadores da Comissão Temporária Externa do Risco Ambiental pretendem propor, na próxima terça-feira (22), a obstrução da pauta de votações do Senado até que sejam suspensas as ações da Operação Arco de Fogo, no Pará.
Para os senadores, a suspensão das ações da Operação Arco de Fogo é necessária para que as duas comissões tenham tempo de avaliar a eficácia da operação e propor alternativas aos setores econômicos locais que se encontram paralisados em decorrência da intervenção. A Operação Arco de Fogo é um trabalho conjunto da Polícia Federal, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Força Nacional de Segurança contra o desmatamento ilegal.
Instalada no Senado na última quinta-feira (10), a Comissão de Risco Ambiental pretende verificar in loco o problema do desmatamento nos municípios apontados como os maiores desmatadores de florestas, segundo os dados do Inpe.
Na linha de frente estão os senadores Jayme Campos (DEM-MT), citado na lista do Ibama de pendências ambientais, Flexa Ribeiro (PSDB-PA), autor de um projeto que permite o plantio de espécies exóticas na reserva legal obrigatória, e Expedito Júnior (PR-RO).
Na manhã desta sexta-feira (18), os senadores debateram a questão no Sindicato Rural de Paragominas e, à tarde, reúnem-se com representantes do setor madeireiro no município de Breves, próximo à Ilha de Marajó (PA).

* Informações da Agência Senado

* Foto: Comissão de Risco Ambiental pela Agência Senado

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário